19/mar
5 problemas de visão mais comuns em mulheres
Você sabia que os problemas de visão afetam mais as mulheres? As razões para isso variam e incluem alterações hormonais e maior expectativa de vida. Um dado que ilustra essa realidade é a quantidade de cegos no mundo: dois terços correspondem a mulheres. Entre esse público, as doenças oculares mais comuns são:
– Síndrome do olho seco: condição caracterizada pela falta ou baixa qualidade de lágrimas, ideal para proteger, lubrificar e limpar a região ocular.
– Glaucoma: caracterizado pelo aumento de pressão intraocular, que causa lesões no nervo óptico e pode levar à cegueira.
– Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): condição que causa perda progressiva da visão, afetando a região central da retina em razão da destruição dos fotorreceptores.
– Catarata: especificamente nas mulheres, a doença está associada à menopausa, já que nessa fase a circulação de estrogênio no organismo é interrompida e a produção da proteína C-reativa, causadora da doença, para de ser bloqueada.
– Moscas volantes: caracterizada por pontos escuros que se movem na visão e são causados em razão do processo natural de deslocamento do vítreo.
A recomendação é que o médico oftalmologista seja consultado pelo menos uma vez por ano para o diagnóstico precoce de alterações na visão, melhorando os resultados do tratamento.