29/ago
Computador faz mal para os olhos?
Saiba mais sobre os efeitos do uso prolongado do computador para sua visão
O uso da informática é cada vez mais comum, seja no ambiente de trabalho ou doméstico. Não é difícil hoje em dia passar mais de duas horas em frente ao computador. Assim, atendemos no nosso consultório um grande número de pacientes com reclamações e dúvidas a respeito do uso excessivo do computador e seus efeitos sobre o olho humano. Para tentar esclarecer este assunto, postei esta matéria em nosso blog.
Este hábito tem exigido cada vez mais dos olhos humanos, gerando conseqüências como a SÍNDROME VISUAL DO USUÁRIO DE COMPUTADOR ou CVS ( COMPUTER VISION SYNDROME ). A síndrome, relatada também conhecida como fadiga visual, atinge entre 70% e 90% dos usuários de informática. Os sintomas são: dor de cabeça, olhos vermelhos, lacrimejamento em excesso ou olho seco, sonolência e vista cansada.
Causas:
O piscar involuntário diminui quando prestamos atenção ao computador, e piscamos em média cinco vezes menos que o normal. Isso prejudica a lubrificação dos olhos pelo filme lacrimal. A situação piora para usuários de lentes de contato, que é hidrofílica (“suga a água”). Os ambientes refrigerados também agravam o ressecamento devido ao aumento da evaporação das lágrimas.
A iluminação do ambiente e a posição do monitor também podem piorar os sintomas como ambientes excessivamente claros que geram reflexos e o monitor em uma posição muito alta. Os problemas mais comumente encontrados são a miopia transitória em crianças e a presbiopia, ou vista cansada, nos adultos acima de 40 anos.
Dicas para redução dos sintomas causados pelo computador:
O monitor deve ficar 10° a 20º abaixo do nível dos olhos;
A distancia entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60cm;
O monitor não deve ficar de frente para a janela, pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que usam desconforto;
Evite excesso de luminosidade de lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual;
Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade;
Mantenha a tela do monitor sempre limpa;
A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador;
Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.