14/out
Você sabe por que nossos olhos ficam vermelhos nas fotos?
Não é raro fotografar alguém em um ambiente escuro com o auxílio do flash e notar que os olhos do indivíduo fotografado ficaram vermelhos. Você já se perguntou por que isso acontece?
Para entender o fenômeno, é necessário primeiro ter conhecimento básico sobre a anatomia ocular.
Entre a parte branca dos olhos (esclera) e a retina fica localizada a coróide, estrutura repleta de vasos sanguíneos que é responsável por manter a camada mais externa da retina bem nutrida e oxigenada.
Por sua vez, a retina é responsável por enviar informações recebidas pela córnea em direção ao cérebro em forma de estímulos, que então serão interpretados por ele em forma de imagem.
Para controlar a entrada de luz, existe a pupila. Se a intensidade da luz for muita, as pupilas se contraem para diminuir a entrada de luz. Em ambientes escuros, o oposto ocorre: as pupilas se dilatam para permitir maior passagem de luz, que não é encontrada em abundância no local.
Quando fotografamos alguém em um ambiente escuro, o uso do flash da câmera se faz necessário. Ao ser disparado, as pupilas não têm tempo para se contrairem, continuando assim dilatadas, o que permite a entrada de uma grande quantidade de luz no olhos, sendo então refletida e evidenciando o sangue presente na coróide que está fazendo a oxigenação da retina.
Com os recursos disponibilizados atualmente em celulares, câmeras e editores de imagem, no entanto, remover olhos vermelhos de fotografias se tornou algo simples e fácil de ser realizado.