05/jul
Moscas volantes: o que são?
Você já se pegou seguindo pontos ou manchas escurecidas e flutuantes diante de seus olhos? Podem se parecer com nuvens, rabiscos ou teias de aranhas, e aparecem quando olhamos para fundos claros como o céu azul ou a tela de computador repleta de luz. Naturalmente, esses pontos acompanham o movimento ocular e deslocam-se conforme você se movimenta.
Tais manchas são chamadas de moscas volantes e, embora tenhamos a sensação de que estão diante dos nossos olhos, elas habitam no interior ocular, e percebemos apenas suas sombras projetadas sobre a retina.
A causa maior das moscas volantes é o descolamento ou desprendimento do vítreo posterior, parte natural do processo de envelhecimento humano, fazendo com que sejam mais comuns em pacientes acima de 40 anos e normal a partir dos 60 anos.
Via de regra, o aparecimento das moscas volantes limita-se ao descolamento do vítreo, não acarretando mais problemas à saúde. Porém, em um pequeno número de casos as moscas podem representar sintoma de um rasgo da retina por conta de alguma tração a partir da movimentação aguda do gel vítreo, podendo comprometer a visão.
Em caso de aumento de moscas volantes ou flashes de luz, procure imediatamente um oftalmologista para acompanhamento do quadro. A partir do diagnóstico, o oftalmologista responsável pode optar por procedimentos cirúrgicos de acordo com o caso de cada paciente.