23/ago
Principais dúvidas sobre cirurgia de catarata
A catarata é uma doença que acomete a região dos olhos de forma gradativa, sendo a principal responsável por cerca de metade dos casos de cegueira no mundo de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença interfere nas atividades diárias, atrapalhando a qualidade de vida do indivíduo e possui causas diversas, podendo estar associada a doenças metabólicas como diabetes, infecções, traumas ou devido ao avanço natural da idade.
É comum que existam algumas dúvidas quanto à doença, principalmente sobre procedimentos cirúrgicos que podem ser adotados para tratá-la. Por isso, a fim de informar, abaixo estão esclarecidas as perguntas mais frequentes sobre o tema. Confira:
- Quando devo realizar a cirurgia de catarata?
A realização do procedimento cirúrgico é recomendada para casos em que o paciente possui sintomas que comprometem atividades diárias como assistir TV, ler ou até mesmo reconhecer pessoas e objetos.
O médico responsável pode sugerir que seja feita a cirurgia ao observar que o cristalino opaco está aumentando de modo que possa impedir e dificultar um procedimento futuro.
- Como é feito o procedimento cirúrgico?
O procedimento é realizado de forma indolor, rápida e objetiva, contabilizando apenas alguns minutos. O paciente se mantém consciente durante toda a realização. É utilizado anestésico em gotas, aplicado ao local, para que seja feita a retirada do cristalino acometido e efetuada a substituição por uma lente artificial (lente intraocular).
- Quais são os cuidados pós-cirúrgicos?
A realização do procedimento é feita de forma muito rápida, o que dispensa a internação clínica. Porém, em casa, é essencial realizar o uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios durante alguns dias.
- É possível evitar a catarata?
De fato, não existe nenhum método que evite o processo de opacificação do cristalino, principalmente com o envelhecimento natural. Alguns cuidados, no entanto, podem ajudar a retardar o surgimento da doença, como: proteger os olhos da luz solar e raios ultravioletas, evitar o consumo de tabaco, manter uma alimentação saudável, entre outros.
A cirurgia de catarata é muito eficaz e traz inúmeros benefícios ao paciente. Consulte-se periodicamente com seu oftalmologista para identificar os sinais da patologia ainda nas fases iniciais.