05/abr
Abril Marrom
Anualmente, desde 2016, abril vem simbolizado com um laço marrom, para destacar uma campanha de extrema importância para saúde ocular: o Mês da Prevenção e Combate à Cegueira. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estimam que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados, mas, para isso é fundamental o diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Neste ano, o glaucoma é o principal foco da campanha. Uma doença ocular considerada como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, que ocasiona lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. No entanto, outras condições podem levar à perda progressiva da visão, como por exemplo, a catarata, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Devido à falta de conhecimento por parte da população, muitas doenças oculares são negligenciadas, o que a longo prazo pode trazer grandes consequências. O Abril Marrom, portanto, visa informar a todos sobre as doenças que podem levar à cegueira, sendo esse um passo de extrema importância para que a sociedade possa adotar medidas preventivas.
Vale ressaltar que visitas frequentes ao oftalmologista é a melhor forma para prevenir doenças que causam a cegueira. Com o diagnóstico precoce, o tratamento mais adequado de acordo com o quadro será indicado pelo especialista, a fim de evitar a perda da visão e manter uma boa qualidade ocular ao paciente.
Cuide da sua visão!