Exames
Angiofluoresceinografia
A Angiofluoresceinografia é um exame feito com a utilização de contraste intravenoso associado a um registro fotográfico do fundo do olho (a qualidade das fotos neste sistema pode ser melhorada digitalmente, permitindo um estudo com maior precisão), permitindo a observação detalhada dos vasos sanguíneos e do fundo do olho.
No exame é feito uma análise da circulação, perfusão dos vasos da retina e coróide (camada que fica atrás da retina). Através do monitor de alta resolução é possível um estudo com detalhes das fotos obtidas no exame.
Além disso, as fotos podem ser melhoradas digitalmente de modo que o estudo e diagnósticos são feitos com maior precisão.
Utilização
Este exame é indicado para doenças do nervo óptico (como o glaucoma), diversas doenças da retina (como a retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade), oclusão vascular retiniana, edema de mácula, doenças inflamatórias oculares (uveítes), traumatismos e tumores oculares.
É utilizado também para o diagnóstico, avaliação de resultados de tratamento e análise da evolução de lesões do fundo do olho.
O exame é muito seguro e dura apenas poucos minutos.
Orientações ao paciente que será submetido à Angiofluoresceinografia:
Não necessita de jejum completo, sendo recomendado Jejum moderado de 2 horas (se for diabético jejum de 1 hora);
O exame necessita de dilatação da pupila, o paciente precisa ter disponibilidade de tempo para realização desse exame e trazer um acompanhante;
O exame de angiofluoresceinografia não é contra-indicado para pacientes alérgicos a iodo;
A eliminação do contraste é rápida e realizada pelo rim. A fluoresceína é um corante que se difunde por toda a pele, deixando-a amarela por algumas horas. O corante eliminado pelos rins deixa a urina com uma cor amarela mais intensa por 24 a 36 horas. Assim, recomenda-se a ingestão de muito líquido após o exame;
Efeitos indesejáveis com o uso destes corantes, incluem: náuseas, vômitos, prurido (coceira) e reação alérgica mais intensa. Estes efeitos colaterais ocorrem em menos de 0,2% dos pacientes que se submetem ao exame;
Fluoresceína intravenosa geralmente não é administrada a mulheres grávidas;
Informe qualquer tipo de alergia que você apresente;