20/nov
Saiba os cuidados com a visão ao praticar esportes
A prática de esportes faz bem para o corpo e mente, mas ao mesmo tempo pode representar um perigo para incidência de lesões e problemas que, inclusive, podem se estender para os olhos. O trauma ocular causado por alguma modalidade esportiva é algo bem frequente, estando em quarto lugar nesse quesito.
A explicação vem do fato de que o olho é o órgão mais exposto durante a prática de exercícios, e por isso, cerca de 25% dos atendimentos oftalmológicos estão relacionados a algum tipo de esporte. De acordo com pesquisas, a maioria dos casos podem ser evitados, se os praticantes utilizarem medidas de proteção.
Se você é um praticante assíduo de exercícios de físicos, confira algumas dicas simples de como evitar determinados distúrbios oculares:
Óculos de proteção
O uso de lentes de filtro UV deve ser levado em consideração, especialmente para os praticantes que ficam durante horas em contato com o sol. Além de colaborar com a segurança do atleta, os óculos também garantem uma boa performance.
Na natação, eles servem para manter os olhos longe do cloro usado nas piscinas, enquanto no vôlei de praia, impede que os raios UVA e UVB prejudiquem a visão.
Consultas regulares com o oftalmologista
O acompanhamento de um especialista é extremamente importante, pois são através das consultas e exames que é possível diagnosticar e tratar possíveis problemas causados pelas atividades físicas.
Para saber mais, converse com o seu oftalmologista ou entre em contato conosco.