29/jan
5 dicas de como proteger os olhos da tecnologia
Permanecer durante muitas horas na frente de eletrônicos, como televisão ou computador, pode favorecer o surgimento de algumas doenças que afetam a visão. Por isso, é muito importante estar atento a alguns sinais como ardência, vermelhidão, sensação de peso nas pálpebras e lacrimejamento.
Isso acontece porque os aparelhos eletrônicos conseguem estimular uma forma de atenção do sistema nervoso central humano, denominada “atenção ativa”, impossibilitando os mecanismos autônomos – ação automática de piscar os olhos e, consequentemente, da lubrificação natural dos mesmos.
Confira algumas dicas importantes para proteger a região ocular da tecnologia:
1) Cuidado com brilho da tela
Altere o ângulo de inclinação da tela para evitar o excesso de reflexo. Opte por protetores de tela ou tela plana.
2) Faça pausas
A cada 30 minutos de uso, deixe o celular, videogame ou computador de lado. Essas pausas devem ter no mínimo 10 minutos de duração.
3) Olhe para o horizonte
Na pausa, procure olhar para a janela ou um ponto distante, pois isso irá ajudar no processo de descanso da visão.
4) Pisque!
É normal ficar concentrado durante o uso de eletrônicos, porém, as chances de desenvolver ressecamento ocular, que a longo prazo pode se transformar em inflamações e úlceras, podem aumentar. Portanto, crie o hábito de piscar enquanto estiver fazendo uso desses recursos.
5) Atento a distância da TV
O espaço ideal para assistir televisão com segurança é de 2 metros de distância dos olhos, uma vez que esse hábito pode ajudar a melhorar o campo de visão da tela e evitar problemas na estrutura ocular.
Caso deseje saber mais sobre esse assunto, converse com um especialista ou entre em contato.