19/fev
Exercícios físicos na prevenção do glaucoma
Uma pesquisa divulgada no Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia concluiu que pessoas que se exercitam, principalmente por meio de caminhadas e corridas, têm aproximadamente 73% menos riscos de desenvolver glaucoma.
Essa condição tende a ser mais comum em pessoas que apresentam quadros de diabetes e pressão alta. Nesses casos, a prática de atividades físicas ajudam a reduzir as chances do aparecimento dessas doenças, e consequentemente, do glaucoma.
Vale ressaltar também que estamos falando de uma enfermidade que não tem cura, além de ser considerada uma das principais causas de cegueira no mundo.
Na maioria das vezes, a perda da visão periférica só é percebida pelo portador da doença quando ela se encontra em um estágio mais avançado. Por isso, criar o hábito de realizar exames oculares preventivos regularmente a partir dos 40 anos é fundamental, e o conselho é ainda maior para pessoas com histórico de glaucoma na família.
Para saber mais sobre esse assunto, converse com um especialista, ou se preferir, entre em contato com o Hospital Limongi.