12/fev
Evite o descolamento de retina mantendo suas consultas em dia
O descolamento de retina é uma alteração ocular caracterizada pelo desprendimento da estrutura em questão da parte posterior do globo ocular, a retina (no fundo do olho), o que acarreta na interrupção do abastecimento de nutrientes e dá início à degeneração celular.
O problema pode ser causado por uma ruptura/rasgadura na área onde há a penetração do vítreo depositado entre a estrutura ocular e a retina, condição conhecida como descolamento regmatogênico. Além disso, é possível ocorrer devido à uma tração na região desta membrana em que se formaram aderências por conta das alterações do vítreo.
Em geral, o descolamento de retina pode acometer pessoas de qualquer idade, porém, costuma ser mais frequente após o 40 anos. Outros fatores de risco incluem um alto grau de miopia, cirurgia anterior de catarata ou glaucoma, trauma ocular, tumores e mais alguns outros.
Para prevenir este mal, é muito importante manter consultas regulares com um oftalmologista e realizar exames como o mapeamento de retina, que ajuda a identificar o problema precocemente.
Se desejar saber mais, converse com um profissional ou entre em contato conosco.