22/abr
Tratamentos para estrabismo
O estrabismo é uma alteração que afeta a simetria entre os dois olhos, que são apontados para diferentes direções. Esse quadro pode ser classificado como convergente (quando um ou os dois olhos se movem na direção do nariz), divergente (um ou dois olhos se deslocam para fora na vertical) e hipertropia, que consiste no deslocamento para cima ou para baixo.
Esses desvios oculares podem ser constantes, alternantes, intermitentes ou latentes, isso é, surgir no mesmo olho, alternar-se entre os globos oculares, surgir de vez em quando ou sob determinadas condições, respectivamente. Crianças podem apresentar estrabismo já nos primeiros meses de vida, e em crianças maiores e adultos, isso acontece por diferentes razões.
A forma de tratamento dessa disfunção vai depender do que a causa. O modo terapêutico inclui o uso de colírios, óculos, exercícios ortópticos e tamponamento do olho normal para estimular a vista deficiente. Se nenhum desses métodos apresentar resultados satisfatórios, a intervenção cirúrgica torna-se uma opção.
De todo modo, é essencial verificar se o desvio dos olhos é real e não apenas um pseudoestrabismo, provocado por alguma alteração anatômica frequente, como quando a base do nariz é mais larga e a pele que recobre a esclera proporciona essa falsa impressão.
Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com o Hospital Limongi.