19/ago
Quais são os tratamentos para miopia?
Dizemos que há miopia quando o olho é mais longo do que o normal, fazendo com que os raios de luzes sejam focados muito antes na retina. Trata-se de uma condição herdada e que, geralmente, é descoberta entre os 8 e 12 anos, estando entre as três principais doenças oculares refrativas.
Um dos primeiros sintomas da miopia é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Em um grau mais avançado, entretanto, objetos próximos também perdem o foco, o que causa cansaço e incômodo visual. Apesar de ser difícil identificá-la em seu estágio inicial, pois geralmente não se percebe a perda da visão, existem tratamentos que podem auxiliar os pacientes com a condição.
Um dos tratamentos para miopia é feito com o laser ultravioleta (Excimer Laser), que tem como objetivo evaporar pequenas quantidades de tecido da córnea, corrigindo além da miopia, outros problemas oculares como hipermetropia e astigmatismo
O laser é aplicado sob anestesia local por meio de colírio anestésico direto sobre a córnea (PRK), ou, no interior deste tecido através de uma microincisão (LASIK), quando há graus muito elevados. O tempo de aplicação é ágil, durando em média 20 segundos. O laser remove de 20 a 100 micra (um centésimo de um milímetro) de tecido corneano, a depender do grau a ser corrigido.
Por fim, após a cirurgia, inicia-se o uso de alguns colírios. Esforços físicos devem ser evitados por um tempo, e em poucos dias, a visão volta ao normal e o paciente pode retornar às atividades normalmente.
Caso deseje saber mais, entre em contato com o Hospital de Olhos Limongi!