24/set
Alergias oculares na primavera: como prevenir?
Na primavera, as alergias oculares ficam mais evidentes, principalmente com o aumento da temperatura e o florescer das plantas. Isso porque, o pólen liberado pelas flores pode provocar o surgimento de condições típicas da época, como a síndrome do olho seco. Mas você sabe o que fazer para prevenir esses problemas?
Existem alguns hábitos importantes que podem evitar as alergias e irritações na região ocular durante a estação, como:
- Manter a casa e o ambiente de trabalho limpos. Evitar varrer, pois isso espalha mais o pó no ambiente.
- Usar panos de chão úmidos para realizar a limpeza dos ambientes.
- Lavar bem o rosto e olhos com água corrente e, sempre que possível, utilizar um gel de limpeza ou shampoo neutro (como os indicados para crianças).
- Não coçar os olhos.
- Lavar as mãos com frequência.
- Usar óculos de sol ao sair de casa, mesmo em dias nublados.
As alergias oculares nessa época do ano são mais comuns em pessoas que já possuem predisposição a desenvolvê-las. Crianças e adultos que já têm um histórico de alergias, como rinite, bronquite, alergias de pele e pessoas que trabalham muitas horas em frente ao computador e em ambientes com ar condicionado, também tendem a apresentar mais corriqueiramente essas condições durante a primavera.
Entre os principais sintomas estão a sensação de areia nos olhos, edema palpebral, coceira, lacrimejamento e vermelhidão. O recomendado é adotar os métodos de prevenção antes da transição do inverno para a primavera, principalmente por conta do clima seco predominante nesse período.
Em caso de dúvidas, procure a opinião de um especialista ou entre em contato.