22/out
Tipos de tratamento para o estrabismo infantil
O estrabismo infantil deixa os olhos das crianças desalinhados, prejudicando seu paralelismo. Dependendo da gravidade, pode até levar à perda da visão se não for tratado. Em todos os casos, é capaz de afetar a autoestima e a aparência.
Para tratá-lo, o diagnóstico precoce é fundamental, pois evita maiores complicações. Diferentemente do senso comum, o estrabismo não se corrige sozinho com o passar do tempo.
Existem quatro tratamentos principais para corrigir o estrabismo. E apenas um médico especialista deve indicar o melhor, de acordo com as características do caso e a idade da criança.
No caso de bebês com até seis meses, o uso de tampão previne o surgimento da ambliopia, que reduz o campo de visão do olho estrábico. O uso das lentes corretivas em óculos é indicado quando o estrabismo gera ambliopia ou se acomoda no olho. Os óculos ajudam a criança a enxergar melhor e corrigem o estrabismo pouco a pouco.
Quando há um desvio dos músculos oculares, pode-se recomendar o uso da toxina botulínica, que ajuda a relaxá-los. Esse tratamento é uma alternativa à cirurgia, tem aplicação e recuperação rápidas.
Em último caso, é preciso recorrer às cirurgias corretivas. Elas se aplicam quando as outras terapias não surtem efeito para a correção do estrabismo infantil.
Para saber mais, entre em contato.