03/jan
Glaucoma, uma doença silenciosa
O glaucoma é uma doença crônica causada pelo aumento progressivo da pressão intraocular, que pode levar a lesões no nervo óptico, prejudicando a visão a ponto de causar cegueira total quando não tratado.
É uma doença que atinge principalmente familiares de pacientes com histórico da doença, afrodescendentes e asiáticos, pessoas acima de 40 anos, alto míopes e diabéticos.
Apesar de ser uma doença silenciosa e assintomática, existem alguns sintomas que, atrelados às visitas regulares ao médico, podem indicar uma necessidade de investigar e diagnosticar a doença.
Entre esses sintomas estão:
- apneia do sono;
- vermelhidão nos olhos;
- enxaqueca e dores de cabeça;
- dores nos olhos e ao redor deles;
- maior dificuldade para enxergar à noite;
- visualização de arcos em volta de luzes.
É importante notar que esses são sinais que parecem comuns em um primeiro momento, mas se não forem investigados a fundo por um especialista, podem vir a se tornar problemas com consequências mais graves.
Por isso, fique atento! Em caso de dúvida, entre em contato com o seu oftalmologista ou agende uma consulta em um hospital de olhos. A prevenção é a chave para uma saúde ocular mais saudável.
O descolamento de retina é um problema ocular caracterizado pela separação da retina da parede posterior do olho, o que inicia um processo de degeneração celular devido à falta de nutrientes.
Pessoas com diabete alto, míopes e idosos estão na parcela da população mais propensa a um descolamento de retina, embora ela possa acontecer com qualquer pessoa que tenha sofrido um trauma no olho ou até por predisposição genética.
No que se refere aos tipos dessa condição, tudo vai depender do evento causador e a área afetada pelo descolamento, sendo estes:
Descolamento de retina regmatogênico
Na cavidade posterior do olho há uma substância gelatinosa que a preenche, chamada de vítreo, onde a retina está intimamente em contato. Geralmente, este tipo de descolamento acontece porque o vítreo se infiltra entre a parede posterior do olho e a retina, forçando o desprendimento da retina da sua fonte de nutrientes.
Descolamento de retina tracional
A causa mais comum para esse tipo de descolamento é a retinopatia diabética, que é considerada uma complicação grave da diabete, ocasionada pela formação de vasos sanguíneos anormais na retina. Entre outras causas para esse tipo de descolamento estão também traumatismos perfurantes, processos inflamatórios, e qualquer tipo de problema ocular que possa formar sobre a retina um tecido fibroso cicatricial ou fibrovascular.
Descolamento seroso da retina
Inflamações, lesões, anormalidades vasculares ou tumores sub-retinianos podem resultar na acumulação de fluido sob a retina, causando o descolamento seroso da retina. Este tipo de descolamento não apresenta buraco ou rasgo na retina. Diferente dos outros tipos, o tratamento deste normalmente não é cirúrgico, podendo ser realizado por meio de medicação oral para tratar a condição.