25/jan
O perfil do paciente para cirurgia refrativa
As cirurgias refrativas visam corrigir problemas causados por disfunções da córnea (como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo), que provocam uma visão de menor qualidade, por um laser em um procedimento rápido, simples e seguro.
O médico oftalmologista é o único profissional habilitado para avaliar a saúde ocular do paciente e recomendar a realização da cirurgia. Normalmente, ela é indicada para indivíduos com visão estabilizada e idade madura, sendo necessário ter mais de 18 anos e estabilidade ocular por pelo menos um ano.
A cirurgia de miopia em jovens difere da realizada em pacientes acima dos 40 anos, pois estes começam a manifestar presbiopia, a dificuldade de leitura de perto. Caso a correção cirúrgica seja necessária, o oftalmologista realiza uma avaliação criteriosa.
Mesmo atendendo às indicações, o interessado deve passar por consulta com o médico oftalmologista. Exames pré-operatórios são solicitados para avaliar a saúde ocular, possibilitando ao profissional determinar se a cirurgia é viável.
A cirurgia refrativa não é apropriada para pacientes em tratamento de diabete, artrite ou outras condições que possam afetar a visão. Antes de decidir, é fundamental esclarecer dúvidas com um médico oftalmologista de confiança. Seu cuidado e conhecimento são essenciais para uma escolha informada e segura.