18/ago
O que é: Miopia?
Hoje começamos uma série de conteúdos que explicarão o que é: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Para se aprofundar em qualquer um desses temas, no entanto, é preciso entender como a visão funciona.
A visão está localizada no local em que os raios de luz convergem para formar a imagem. Quando esses raios não convergem para o lugar que deveriam, ou seja, a retina, eles formam a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.
A miopia, tema de hoje, é caracterizada pela convergência desses raios à frente da retina, o que faz com que o indivíduo não consiga enxergar tão bem de longe quanto de perto. Esse problema pode ser detectado através de um exame oftalmológico a ser realizado por um oftalmologista qualificado.
Alguns dos sintomas apresentados pelos míopes envolvem o “embaçamento” da visão quando o indivíduo tenta enxergar ao longe, dor de cabeça por esforço contínuo da vista e até o ato de apertar os olhos com o intuito de fazer com que os objetos distantes pareçam mais focados.
Na ocasião de um histórico familiar de miopia, há uma maior probabilidade que o problema se desenvolva, podendo atingir homens e mulheres.
Como tratamento, o mais indicado é o uso de lentes corretivas que alteram o foco da imagem da luz, sejam essas lentes de óculos ou de contato. A cirurgia também pode ser uma alternativa, mas deve ser de comum acordo entre oftalmologista e paciente.
É importante ressaltar que este é um conteúdo meramente informativo e não substitui a consulta com um profissional especializado na área. Se desejar, você pode entrar em contato com o Instituto de Olhos Limongi para mais informações.