17/mar
A importância do teste do olhinho
Procedimento simples, mas que ajuda a identificar diferentes problemas oftalmológicos: o teste do olhinho é capaz de diagnosticar desde a catarata até o câncer visual. O exame deve ser feito em todos os bebês e não exige a presença de um oftalmologista, podendo o pediatra fazer a triagem inicial.
Em suma, o médico observa o reflexo da luz emitida por uma lanterna pequena no fundo do olho da criança. Se o profissional detectar alguma alteração na estrutura, o reflexo ganha uma cor diferente e pode não se igualar com os dois globos oculares.
A catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma – tipo comum de câncer infantil – são algumas das doenças que podem ser apontadas com o teste do olhinho, assim como graus elevados de miopia ou hipermetropia.
Por fim, o procedimento precisa ser feito assim que a criança nasce, pois quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais fácil será o tratamento e a adaptação do bebê à saúde ocular.
Para saber mais sobre esse assunto, converse com um especialista, ou se preferir, entre em contato com o Hospital Limongi.