26/mar
Bolinha na pálpebra, entenda as principais causas?
São diversas as causas que podem ser o motivo da “bolinha na pálpebra”. Muitas vezes sendo indicativas de problemas como: dacriocistite, herpes zóster e, em casos mais raros, até tumores nas pálpebras.
Para cada causa podem surgir diferentes sintomas, como inchaço ou vermelhidão na pele e dor nas pálpebras.
1. Terçol
O terçol normalmente é causado pela infecção da raiz do cílios por bactérias, provocando o surgimento de um nódulo doloroso, semelhante a uma bolinha ou espinha nos olhos.
Não há um tratamento específico, mas a utilização de compressas mornas no local afetado, além de massagem leves, podem levar a diminuição da secreção no local afetado.
2. Calázio
O calázio é uma inflamação da pálpebra, provocando o surgimento de um nódulo, espinha ou bolinha, especialmente na área superior.
Para seu tratamento, é recomendado o uso de compressas mornas sobre a pálpebra afetada de 2 a 4 vezes ao dia, além de leves massagens no local.
3. Dacriocistite
A bolinha na pálpebra causada pela Dacriocistite tende a surgir no canto do olho, próximo do nariz.
O problema pode causar dor, inchaço e vermelhidão no local.
Se os sintomas acima são parecidos com o que você está sentindo, o ideal é consultar um oftalmologista. Em casos leves, pode-se usar compressas mornas e massagem no local afetado, já em casos mais graves será recomendado o uso de antibióticos.
4. Herpes zóster
Essa infecção é causada pelo vírus varicela-zoster, provocando surgimento da bolinha nas pálpebras, especialmente na área superior e testa.
Também é comum surgir outros sintomas como vermelhidão na pele, pálpebras caídas e sensação de queimação ou formigamento.
Para o tratamento desse problema, o ideal é consultar um hospital oftalmológico.
5. Tumores das pálpebras.
Esses são casos mais raros e podem começar como uma bolinha na pálpebra ou espinha no olho, que vai aumentando conforme o tempo. Além disso, pode ser confundido facilmente com terçol e calázio, mas não melhoram com o tratamento e voltam a aparecer.
Somente o oftalmologista pode comprovar por meio de diversos exames. O tratamento nas pálpebras normalmente é feito por cirurgia.