30/jul
Britânico que perdeu a visão central ganha olho biônico
O britânico Ray Flynn, de 80 anos, sofre de degeneração macular relacionada a idade (DMRI), uma doença degenerativa que afeta a parte central da retina. Devido ao transtorno, Ray perdeu sua visão central.
A DMRI já não permitia que o paciente pudesse digitar a senha do cartão em um estabelecimento ou distinguir entre ervas e flores, uma vez que a jardinagem era o seu hobbie predileto.
A evolução da doença de Ray Flynn pode tomar novos rumos, pois ele é um dos cinco pacientes que estão participando de um teste clínico em Manchester, no Reino Unido. O tratamento consiste em um implante na retina, que converte imagens de vídeo vindas de uma pequena câmera instalada em um óculos.
Flynn já recebeu o implante, durante uma cirurgia que durou mais de quatro horas. O paciente teve uma boa recuperação e já pode ver os contornos de pessoas e objetos muito bem.
Esse é mais um exemplo de como a medicina oftalmológica está evoluindo cada vez mais. O novo tratamento representa uma grande esperança para os pacientes e profissionais da área.