21/set
Campo visual computadorizado: o grande aliado no diagnóstico de glaucoma
Você já ouviu falar do campo visual computadorizado? A tecnologia é um importante aliado para identificar alterações oculares, principalmente o glaucoma. O equipamento é essencial para avaliar a progressão da doença, bem como identificar qualquer alteração campimétrica.
Entenda:
O que é?
O campo visual é o espaço que o olho teoricamente imóvel consegue perceber. O exame é feito com a apresentação de estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão e o paciente deve informar se percebe estes estímulos apertando um controle.
O procedimento é realizado em uma sala com baixa luminosidade, não sendo necessário o uso de dilatadores de pupila. O paciente fica de frente para um aparelho luminoso e precisa acionar uma espécie de campainha em resposta ao estímulo percebido.
Para o que é utilizado?
Tem como objetivo detectar e quantificar anormalidades no campo visual, bem como monitorar a resposta ao tratamento clínico ou cirúrgico apresentada pelo paciente.
Atualmente, este exame faz parte do “check up” considerado como “padrão ouro” para o glaucoma, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento do mesmo. Além de detectar algumas neuropatias oftálmicas e alterações retinianas, também avalia os defeitos do campo visual causados por algumas doenças neurológicas.
O Hospital de Olhos Limongi dispõe de um dos campímetros computadorizados mais modernos da atualidade: o Humphrey® HFA II i. Entre em contato conosco e saiba mais!