27/jul
Catarata: cuidados e prevenção
Catarata é uma doença ocular que é geralmente causada pelo envelhecimento, tornando o cristalino, elemento que é originalmente translúcido, turvo, devido ao processo natural de degeneração.
Além de ser extremamente comum em indivíduos que já ultrapassaram os 60 anos, a catarata também é uma das principais causas de cegueira no planeta, uma vez que é responsável por cerca de 47,8% dos casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, é preciso ressaltar que essa doença possui tratamento com grandes chances de cura, assim como detém métodos eficientes de prevenção. Confira a seguir como evitar o surgimento de catarata:
Utilize óculos escuros
Ao contrário do que ocorre com grande parte das células deterioradas presentes nos tecidos do nosso corpo, as que compõem o cristalino não possuem capacidade de regeneração. Portanto, essa lente acumula, com o decorrer do tempo, a radiação que a ela é aplicada, favorecendo o surgimento de catarata. Como forma de evitar a patologia, é recomendado o uso de óculos escuros.
Mantenha uma dieta saudável
Foi comprovado, através de uma pesquisa realizada em 2016 por cientistas da Kings College London, que os efeitos antioxidantes da vitamina C auxiliam na prevenção da catarata. Por isso, alimentos como acerola, pimentão amarelo cru, morango fresco e mamão devem ser incluídos na sua dieta se você quer evitar essa doença ocular.
Mantenha a sua diabetes controlada
Por receber nutrientes através do líquido que é responsável por umidificar os olhos, o cristalino pode ter a sua integridade comprometida se houver altos níveis de açúcar nesse líquido – problema que ocorre em quem possui diabetes não diagnosticada ou fora de controle.
Evite o tabagismo
O tabagismo aumenta o número de radicais livres presentes no organismo, acelerando o processo de envelhecimento – o que resulta na danificação sem regeneração do cristalino.
Vá ao oftalmologista com frequência
É fundamental que você visite o seu oftalmologista de confiança regularmente, não somente quando estiver dentro do grupo de risco, isto é, depois dos 60 anos, pois doenças oculares como a uveíte e o glaucoma também podem causar a catarata.