16/fev
Catarata é responsável por 49% da cegueira no país
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a catarata é uma doença que responde por 49% da cegueira no país, e acomete 38,6% das mulheres acima dos 60 anos, contra 29,4% dos homens da mesma faixa etária.
Apesar dos números apontarem uma maior incidência dos casos nas mulheres, é possível afirmar que outros fatores são mais determinantes no aparecimento da catarata, como o fumo, a diabetes e a exposição excessiva aos raios ultravioletas.
A catarata se trata do embaçamento do cristalino do olho, e só é possível ser percebida a olho nu quando já está em um estágio muito avançado. A maioria dos casos de cataratas se desenvolvem lentamente ao longo do tempo causando sintomas como visão embaçada. Ela pode ser revertida cirurgicamente por meio de um procedimento especializado que restaura a visão.
No entanto, esse procedimento só é indicado quando a catarata passa a interferir na visão do paciente. O recomendado é que desde cedo, o indivíduo mantenha uma rotina constante de consultas ao oftalmologista para detectar precocemente qualquer possível alteração na visão, e quando for o caso, optar pela cirurgia, pois, de fato, ela é a única forma de remover a catarata.