03/jun
Cirurgia de retina e vítreo
A retina é parte do olho que é responsável por captar a luz e transmitir imagens ao cérebro. Quando há o seu descolamento, a capacidade de captação de luz é prejudicada e isso influi na nitidez das imagens.
O descolamento da retina pode se desenvolver especialmente em indivíduos que apresentam a condição no histórico familiar e também em pessoas que têm graus altos de miopia ou glaucoma.
A cirurgia de retina e vítreo consiste na restauração da posição original da retina. Durante o procedimento cirúrgico, é usado o o gás C3F8 ou uma camada de óleo de silicone no interior do olho para que a retina não se solteno período pós-operatório. O gás é absorvido natrualmente pelo organismo, mas já o óleo precisa ser retirado com outro procedimento cirúrgico.
A cirurgia de retina e vítreo tem uma recuperação delicada que deve ser seguida com todos os cuidados recomendados. É necessário que o paciente permaneça a maior parte do tempo com a cabeça deitada para baixo. Apesar do incômodo, este é o modo adequado para que o paciente não sofra complicações.