Cirurgias
Cirurgias de Glaucoma
Nos casos de glaucoma em que a terapia tópica não surtiu efeito, ou ainda em alguns tipos específicos da doença, a intervenção cirúrgica pode ser recomendada.
Conheça os procedimentos cirúrgicos utilizados para o tratamento do glaucoma:
Trabeculectomia
Trata-se de uma cirurgia antiglaucomatosa que objetiva controlar a pressão intraocular. Nela, é feita uma via alternativa para a drenagem do líquido responsável pela pressão ocular (humor aquoso).
A trabeculectomia é indicada para pacientes que não conseguem fazer o tratamento por meio de medicamentos, por conta dos efeitos colaterais ou outros motivos, assim como para indivíduos que apresentam pressão intraocular excedente à pressão recomendada e olhos que apresentam indício de avanço de dano glaucomatoso.
O procedimento é realizado sob anestesia local, onde é utilizado um laser para criar uma válvula que permite formar um trajeto da câmara anterior até a conjuntiva para o controle da pressão ideal dos olhos.
Implante de drenagem de Ahmed
Consiste em dispositivos formados por um tubo de silicone longo, que é posicionado na estrutura localizada entre a córnea e a íris (câmara anterior), com dimensão até um prato distal implantado no espaço subtenoniano.
O tubo é instalado a fim de ligar a parte interna do olho com uma região mais externa. Há uma válvula que controla a passagem do líquido em excesso de dentro do olho e, com o processo de armazenamento e reabsorção, consegue abaixar a pressão ocular.
O implante Ahmed é indicado em casos que a cirurgia trabeculectomia não apresentou efeitos ou pode apresentar indícios de falha para fibrose conjuntival extensa e glaucoma neovascular.
A intervenção é feita sob anestesia local, uma abertura conjuntival é realizada, permitindo a exposição da região onde o implante será fixado – preferencialmente no área temporal superior, abaixo do tenon e conjuntiva.