29/out
Coçar os olhos com frequência pode ser sinal de doença ocular?
Coçar os olhos com frequência é um hábito comum, mas que pode representar o surgimento de doenças ou até mesmo ser considerado um sintoma, como do ceratocone, uma condição genética que provoca a degeneração da córnea. A coceira em excesso pode favorecer o diagnóstico da doença, e por isso, quanto mais cedo for identificada melhores serão as chances de amenizar o problema. Desse modo, para as pessoas que convivem com o ceratocone, o mais recomendado é resistir a coceira, além de aplicar colírios antialérgicos nos olhos para controlar os sintomas.
Mas o distúrbio tem cura?
Com o passar dos anos, houve uma grande evolução no tratamento do transtorno ocular, trazendo medidas eficazes para tratar essa condição, como o uso de óculos específicos para ajudar a melhorar a visão ou até mesmo procedimentos cirúrgicos modernos, como por exemplo, o transplante de córnea.
Um outro tipo de técnica para minimizar a doença são as lentes de contato esclerais. Sendo extremamente confortáveis, ajustam-se perfeitamente nos olhos, oferecendo mais qualidade de vida e elevando a autoestima do indivíduo.
Portanto, a principal recomendação é evitar coçar os olhos e procurar higienizar a região externa com água corrente e sabão neutro sempre que puder.
Em caso de dúvidas, converse com um especialista, ou se preferir, entre em contato com o Hospital Limongi.