04/set
Como é a cirurgia de estrabismo?
A cirurgia de estrabismo é um procedimento simples, que serve para corrigir o desalinhamento do globo ocular, causado pelo desequilíbrio dos músculos externos dessa região, que fazem com que os olhos não fiquem paralelos.
A origem dessa condição em crianças, estima-se que ocorra por consequência de um mau desenvolvimento dos olhos e cérebro, embora não haja um consenso dos médicos quanto a isso. Em adultos, AVC, miopia grave, diabetes ou traumatismo craniano são as principais causas do surgimento do estrabismo.
É importante ressaltar que nem sempre a cirurgia é a melhor opção. Apenas quando nos casos menos graves, o uso de óculos corretivos, de tampão no olho normal ou aplicação de toxina botulínica no músculo ocular não surtiram efeitos.
A intervenção cirúrgica tem duração de uma hora, sendo necessário manter as pálpebras do paciente abertas. São realizados cortes no globo ocular por onde os músculos extraoculares estão conectados, auxiliando-os na fixação na posição correta do olho.
Após o procedimento, o paciente pode retornar para casa no mesmo dia. É aconselhável ficar em repouso durante 1 semana e não praticar esportes por mais 7 dias. No decorrer de algumas semanas, é comum o paciente enxergar embaçado e ter a sensação de “areia” no olho.