02/mar
Como é a cirurgia para estrabismo?
O estrabismo consiste na alteração que afeta o alinhamento entre os dois olhos, fazendo com que apontem para diferentes direções. Existem duas classificações para a alteração ocular e dois tipos de tratamento:
Esotropia: Nesse caso, tratamento a laser estabiliza o quadro, evita hemorragias e a progressão da doença. Além de prevenir um determinado tipo de glaucoma, chamado glaucoma neovascular. Também é indicado para pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao descolamento de retina, casos em que a cirurgia pode ser evitada com o tratamento a laser.
Exotropia: é quando um ou ambos os olhos se deslocam para o lado de fora e em vertical, movimentando-se para cima ou para baixo.
De forma terapêutica, o tratamento inclui colírios, óculos, exercícios ortópticos e tamponamento do olho com visão normal para o estímulo do olho deficiente. Caso mesmo depois da correção do desvio a visão se mantenha comprometida, é recomendável considerar o método cirúrgico.
Em casos de dificuldades na visão, desconforto ou dores, procure um oftalmologista para realizar os exames adequados.