17/set
Como é feito o diagnóstico e tratamento da catarata?
Lesão ocular que acomete o cristalino do olho, a catarata causa visão embaçada e pode até mesmo levar a perda total desta. Apesar de ter a evolução lenta, a doença pode afetar primeiro um dos olhos e posteriormente o outro. De caráter congênito ou adquirido, o envelhecimento é o principal fator para o seu surgimento, principalmente em pessoas acima dos 50 anos.
Mesmo assim, existem alguns casos em que a pessoa já nasce com catarata devido a problemas genéticos ou doenças que a mãe teve durante o primeiro trimestre da gestação como sífilis, toxoplasmose e rubéola. Diabetes, inflamações intraoculares, traumas na região dos olhos, entre outros quadros também podem gerar a condição.
O diagnóstico pode ser feito através de um exame detalhado, no qual serão analisadas possíveis lesões na pupila, como aspecto esbranquiçado na lente. O único tipo de tratamento eficaz é por meio de intervenção cirúrgica, que visa substituir o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida.
Para ter saber mais sobre esse assunto, procure um especialista ou entre em contato com o Hospital Limongi.