29/dez
Conheça os principais tipos de inflamações nos olhos
Inflamações nos olhos são geralmente resultados de uma infecção causada por vírus ou bactérias, embora em alguns casos, a causa pode não ser tão específica. Há diferentes quadros clínicos que podem ser diferenciados dependendo de quais partes do olho estão afetadas.
É importante que, em caso de inflamação, o oftalmologista seja consultado a tempo, antes de ela progredir e se tornar mais grave. Não apenas isso, mas também é bom conhecer os tipos e características de cada tipo de inflamação.
Dores e incômodos
Os olhos se encontram em uma parte do corpo com diversas terminações nervosas e estruturas sensíveis. Por isso é natural a reação do organismo de protegê-los devido ao vento, excesso de luz, entre outros casos em que fechamos os olhos involuntariamente. Qualquer inflamação ou alteração ocular nesse sentido pode ocasionar dor no canto do olho, representando o primeiro alerta de que algo está errado.
Vermelhidão
Assim como são vastos em sensibilidade, os olhos também são altamente vascularizados. E, ao ocorrer uma inflamação, um dos principais sintomas é sempre a vermelhidão. Quando a vermelhidão é momentânea, ela pode indicar um cisco ou algum incômodo pontual. Caso permaneça por um longo período, pode indicar uma inflamação ou doença oftalmológica.
Sensação de cisco nos olhos
As inflamações oculares, dentre outros sintomas e incômodos, geram uma sensação de corpo estranho presente nos olhos o tempo todo. As causas podem ser diversas, mas este já é um grande sinal de que algo não está certo, além de facilitar bastante na identificação do problema.
Sensibilidade à luz (fotofobia)
Quando os olhos estão inflamados, eles tendem a se tornar mais sensíveis à iluminação, gerando um incômodo ainda maior, principalmente para aqueles que sofrem de fotofobia. Nestes casos, os incômodos podem ir além de uma sensação de desconforto, e chegar a causar até mesmo a causar fortes dores tanto nos olhos, quanto na cabeça.
Coceira
Inflamações também tendem a fazer o corpo querer combater o problema. Por isso, quando essas ocorrem nos olhos, é natural que o organismo reaja com uma sensação quase incontrolável de coceira. A coceira indica que há algo incomodando os olhos, podendo também ser mais um alerta de inflamação, que deve ser monitorado.