05/maio
Conheça os tipos de Degeneração macular relacionada à idade (DRMI)
A degeneração macular relacionada à idade é uma das principais doenças responsáveis pela cegueira no Brasil, atingindo principalmente idosos. Dados demonstram que pelo menos 3 milhões de idosos sejam acometidos.
Ela ocorre como uma lesão progressiva na mácula, área central da retina que é responsável pela percepção de imagens mais nítidas, pela visão central e visão em cores.
A doença apresenta dois tipos de ocorrência, com sintomas distintos, o que por vezes dificulta sua percepção. Veja abaixo as características da DRMI úmida e seca.
DRMI úmida
Nesse tipo, a perda de visão tende a progredir rapidamente e, por vezes, ocorrer instantaneamente caso ocorra o rompimento de um vaso sanguíneo anormal. Ela se caracteriza por uma DMRI úmida, pois acontece o vazamento de sangue e fluidos no coróide, localizado sob a mácula.
DRMI seca
Na DRMI seca, a perda de visão ocorre de forma progressiva durante os anos e não apresenta dores. Os sintomas costumam ser imperceptíveis, mas geralmente se manifestam com a perda da percepção de detalhes em objetos e o surgimento de pontos cegos.