10/abr
Conheça três mitos sobre o Astigmatismo
O astigmatismo consiste em uma diferença entre a porção vertical e horizontal da superfície anterior da córnea, fazendo com que a luz que atravessa as estruturas da córnea cheguem com um foco “borrado” ao atingir a retina, fazendo com que a visão fique menos nítida. Falamos um pouco mais sobre a doença nesse texto.
E agora iremos falar um pouco sobre três dos principais mitos a respeito da dela
1 – Astigmatismo causa dor de cabeça
Nem sempre quem tem astigmatismo, tem dor de cabeça. Ela pode sim ocorrer em alguns casos, mas o mais interessante é que ela costuma estar mais presente em pacientes que têm um grau menor. Por conta disso, a dor de cabeça não pode ser considerado um sinal que possibilite o diagnóstico de astigmatismo.
2 – Quem tem astigmatismo não pode doar a córnea?
Como falamos anteriormente o astigmatismo é uma anormalidade na curvatura da córnea e assim como qualquer outro problema ocular isso não traz nenhuma contraindicação em relação à doação.
3 – O astigmatismo é curado com lentes de contato
Muitas pessoas tem essa ideia que por conta da pressão que a lente faz sobre a córnea, aos poucos, ela voltaria ao normal. Porém, esse pensamento é bastante equivocado.
Com ou sem a lente de contato, o grau do astigmatismo irá fazer exatamente o que está geneticamente predisposta a fazer: se for para aumentar ele irá aumentar independente do uso de lentes de contato.
Para mais informações procure um oftalmologista ou entre em contato conosco