12/ago
Conjuntivite: Como evitar?
Diante do clima seco do inverno, os nossos olhos tendem a sofrer as consequências. E apesar da lubrificação das lágrimas ser fundamental para evitar o surgimento de diversas condições, quando a umidade relativa do ar é menor do que 40%, as mucosas acabam ficando ressecadas, favorecendo o surgimento de problemas como a conjuntivite.
Caracterizada como a inflamação da conjuntiva, isto é, a parte branca dos olhos, a conjuntivite pode se desenvolver por conta de bactérias, alergias ou vírus. Entre os principais sintomas estão: sensação de poeira nos olhos, coceira, vermelhidão, lacrimejamento excessivo e desconforto em ambientes muito iluminados (fotofobia).
Mas é possível evitar a doença, seguindo alguns cuidados importantes:
- Evite levar as mãos aos olhos
Apesar de ser um hábito comum, levar as mãos aos olhos pode representar um risco à saúde ocular. Isso porque, as mãos são consideradas a porta de entrada para vírus e bactérias que podem provocar a conjuntivite. O ideal é evitar esse costume, além de manter as mãos sempre limpas.
- Não compartilhe lenços, fronhas, toalhas ou maquiagem
Como os agentes agressores podem permanecer em objetos pessoais, a probabilidade de contaminação ao emprestar itens de uso próprio é maior. Por isso, evite compartilhá-los, assim você preserva tanto o seu olhar quanto o de outras pessoas.
- Lavar os olhos com frequência
Lavar os olhos três vezes ao dia com solução fisiológica ajuda na limpeza e hidratação ocular, eliminando as impurezas causadoras da doença. Busque auxílio de um oftalmologista para saber como realizar isso da forma correta.
Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos relacionados à saúde ocular.