22/fev
Correção visual a Laser
A correção visual a laser (ou cirurgia a laser) é o procedimento cirúrgico para corrigir o “grau dos olhos” provenientes das doenças refrativas como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia.
Ela pode ser realizada através do modo PRK ou do modo LASIK, a depender da indicação para cada paciente. Em ambos os casos a utilização do laser faz com que a cirurgia seja rápida e tenha um alto grau de precisão, o que permite o retorno do paciente às suas atividades sem o uso de óculos ou de lentes de contato em poucos dias.
No entanto, antes de se submeter a cirurgia a laser, é necessário realizar um estudo completo do olho a ser operado com um oftalmologista, através de exames como:
- refração adequada;
- topografia da córnea;
- tomografia de córnea;
- avaliação do cristalino, da retina, pressão intraocular, entre outros.
Além disso, alguns critérios devem ser respeitados para a indicação da cirurgia:
- o exame do grau dos olhos (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia) deve estar estável por pelo menos 1 ano;
- o paciente deve ter idade mínima de 21 anos;
- o paciente deve fazer a interrupção do uso de lentes de contato gelatinosa por pelo menos 1 semana, e se forem rígidas por um mês
- no caso de pacientes mulheres, não pode estar grávida ou em fase de amamentação;
- e outros critérios técnicos que devem ser avaliados e discutidos com o especialista em cirurgia à laser.
Portanto, antes da realização da cirurgia à laser, é necessária a realização de um cuidadoso exame que deve ser realizado pelo oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, além de que as devidas orientações e dúvidas do paciente devem ser esclarecidas.