18/jul
Crianças e Tecnologia: conheça os riscos para a saúde ocular
Com os avanços tecnológicos é muito comum vermos as crianças em diversos locais com tablets, smartphones, ou computadores, totalmente conectadas. Embora esses aparelhos possam trazer diversos benefícios para o aprendizado dos pequenos, é muito importante ficar atento, pois a exposição a eles por tempo prolongado pode trazer diversos riscos a saúde ocular deles.
Segundo um estudo da Universidade de Alberta, quanto mais telas a criança tiver em seu quarto, pior para a sua saúde. Isso porque, computadores e televisões podem atrapalhar o sono e trazer prejuízos a visão delas.
Um dos problemas que o uso contínuo de aparelhos eletrônicos é a “fadiga visual”, onde as crianças costumam ficar com os olhos lacrimejando e vermelhos e em algumas vezes com coceira na região. Isso acontece, pois a tela fica muito próxima aos olhos, por um tempo muito prolongado, o que acaba fazendo com que o sistema visual não suporta ficar frequentemente adaptando a visão.
Quando utilizamos aparelhos eletrônicos, normalmente piscamos uma menor quantidades de vezes, o que pode favorecer o desenvolvimento de problemas como olho seco e a diminuição da imunidade dos olhos, deixando-os mais vulneráveis para problemas oculares.
Além disso, aquelas crianças que possuem histórico familiar de doenças oculares e consequentemente são mais propensas a desenvolver problemas de visão, precisam tomar mais cuidado. Já que o estímulo visual intenso pode intensificar ou favorecer problemas já existente.