18/set
Cuidados com os olhos no inverno
A baixa umidade do ar e clima seco são características do inverno, constituindo dois fatores que favorecem o surgimento de certas doenças oculares. Durante esse período, ocorre não apenas a concentração de poluentes no ar, como também há evaporação da camada aquosa da lágrima, fazendo com que os olhos percam um pouco da sua lubrificação natural.
Confira os principais problemas que acometem a visão no inverno:
Conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva (membrana que recobre a parte branca do olho), podendo se apresentar como viral, alérgica ou bacteriana. Surge por conta da permanência por mais tempo em ambientes fechados e entre os principais sintomas estão: vermelhidão, coceira intensa, lacrimejamento e pálpebras inchadas.
Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco é uma doença crônica que se caracteriza pela redução da produção ou qualidade ruim da lágrima. Ocorre devido à exposição a determinadas condições como poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar, entre outros. Os principais sintomas são: irritação, ardor, sensação de areia nos olhos, coceira e sensibilidade à luz.
Alergias oculares
Reações alérgicas que aparecem, na maioria das vezes, por causa de ácaros, fumaça, poeira, entre outros. Os principais sintomas são: fotofobia, irritação, ardência, lacrimejamento e olhos vermelhos. Geralmente, quem apresenta rinite alérgica ou asma possui uma disposição maior a desenvolver a condição.
Durante esse período, é indispensável manter a atenção com a saúde da sua visão e saber como se prevenir contra essas doenças. Por isso, caso queira saber mais, converse com um especialista ou entre em contato.