24/abr
Descubra o que é Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética (RD) é uma doença ocular que acomete os pequenos vasos da retina que enviam imagens ao cérebro. O desenvolvimento dessa condição está associada, sobretudo, ao desequilíbrio da glicemia e o tempo que a pessoa é diabética. Por isso, a hiperglicemia pode favorecer o surgimento de diversas alterações no corpo, como o distúrbio na retina.
Na maiorias das vezes, a retinopatia atinge os dois olhos e caso não seja tratada rapidamente pode levar à cegueira irreversível. Contudo, a doença pode ser evitada com o controle frequente dos níveis glicêmicos no sangue, além de exames oftalmológicos regulares para um diagnóstico rápido e preciso, permitindo que o tratamento seja realizado logo.
Existem dois tipos do distúrbio:
- Retinopatia diabética não proliferativa
É o estágio menos avançado da doença, onde podem ser encontradas pequenas dilatações vasculares, vasos sanguíneos obstruídos e hemorragias, que fazem com que diversas áreas da retina fiquem sem suprimento de sangue, oxigênio e nutrientes (quadro de isquemia).
- Retinopatia diabética proliferativa
Consiste na fase mais avançada da doença, onde novos vasos sanguíneos aparecem na superfície da retina. É gerada por conta da isquemia que impede o fluxo sanguíneo.
Para mais informações, procure um médico ou entre em contato.