09/jun
Doenças comuns no inverno
O clima seco e as baixas temperaturas anunciam a chegada de uma nova estação. No inverno, o surgimento de doenças oculares é ainda mais comum, e por isso, é necessário redobrar os cuidados. Isso porque, nessa época do ano, os olhos perdem parte da sua lubrificação natural devido a evaporação da camada aquosa da lágrima.
Doenças como síndrome do olho seco, alergias e conjuntivite estão entre as principais condições que acometem a região ocular. Conheça melhor cada uma delas e os seus sintomas:
Síndrome do olho seco
Síndrome do olho seco é uma doença crônica causada pela redução da produção de lágrima. Está associada a fatores ambientais, como poeira, lugares fechados com ar condicionado, poluição e baixa umidade do ar.
Conjuntivite
Consiste na inflamação da conjuntiva (parte branca do olho), que pode se manifestar de maneiras diferentes: alérgica, viral e bacteriana. As reações alérgicas são as mais comuns, e entre os sintomas estão: coceira intensa, vermelhidão e pálpebras inchadas.
Alergias oculares
As alergias são uma resposta do organismo a uma substância chamada alérgeno, capaz de afetar os olhos e as estruturas próximas, como as pálpebras. Geralmente, são provocadas por fumaça, ácaros e poeira, e causam coceira, fotofobia, irritação, olhos vermelhos e ardência.
Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando as nossas redes sociais.