24/fev
Glaucoma: principais tratamentos
Considerado uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma já atinge cerca de 80 milhões de pessoas em todo o globo, embora metade desconheça o diagnóstico, segundo dados da Associação Mundial de Glaucoma (WGA).
A doença é caracterizada pela alteração do nervo óptico que, com o tempo, leva a danos nas fibras nervosas e causa a perda da visão.
Por ser uma doença silenciosa, nem sempre seus sintomas são notados, e sem os exames de rotina para realizar um diagnóstico precoce, a doença se agrava e a cirurgia se torna a principal forma de salvar a visão.
Conheça os procedimentos cirúrgicos utilizados para o tratamento do glaucoma:
Trabeculectomia
É uma cirurgia antiglaucomatosa que tem por objetivo controlar a pressão intraocular. O procedimento é realizado sob anestesia local, onde é utilizado um laser para criar uma válvula que permite formar um trajeto da câmara anterior até a conjuntiva para o controle da pressão ideal dos olhos.
Implante de drenagem de Ahmed
O implante Ahmed é indicado em casos que a cirurgia trabeculectomia não apresentou efeitos ou pode apresentar indícios de falha para fibrose conjuntival extensa e glaucoma neovascular.
A intervenção é feita sob anestesia local, uma abertura conjuntival é realizada, permitindo a exposição da região onde o implante será fixado – preferencialmente na área temporal superior, abaixo do tenon e conjuntiva.
Ambos os procedimentos são realizados no Limongi Hospital de Olhos. Entre em contato e saiba mais.