19/jun
A importância da paquimetria
O exame de paquimetria ocular tem a função de medir a espessura da córnea. O procedimento tem papel fundamental no diagnóstico de doenças oculares, como também na avaliação pré-operatória de determinadas cirurgias. Além disso, é considerado menos invasivo e sem riscos, sendo realizado de forma rápida e simples, por meio de um aparelho medidor chamado paquímetro.
Por ser capaz de detectar as condições mais comuns relacionadas a córnea, trata-se de um exame de extrema importância. Dentre os principais problemas diagnosticados pela paquimetria, estão:
- Ceratocone
Na maioria das vezes, a ceratocone é uma doença genética que provoca mudanças na curvatura da córnea, deixando a visão distorcida. Pode ser tratada com o uso de lentes de contato e óculos em casos mais brandos.
- Doenças do endotélio
Doenças genéticas, inflamações oculares e o envelhecimento natural podem acometer a camada interna da córnea. Dependendo da gravidade do problema, o transplante de córnea é o tratamento mais eficaz.
- Cicatriz na córnea
As cicatrizes da córnea são provocadas por traumas e infecções, por plantas tóxicas, produtos químicos e ácidos que atingem a transparência total da região. Os quadros mais graves podem causar cegueira.
Durante o exame, o indivíduo precisa permanecer com os olhos bem abertos e fixos no ponto indicado pelo médico, para que seja possível obter informações importantes sobre o estado das superfícies posterior e inferior, profundidade e volume da câmara anterior, íris e cristalino.
Para saber mais sobre esse assunto, procure um especialista ou entre em contato com o Hospital de Olhos Limongi.