05/jun
A importância do mapeamento da retina para as saúdes dos olhos
Também conhecido como exame de fundo de olho, o mapeamento de retina é um método no qual o oftalmologista consegue visualizar nervos, vasos sanguíneos e o tecido do globo ocular, podendo identificar alterações e apontar opções de tratamento.
Esse procedimento é importantíssimo para detectar e tratar disfunções que podem acometer a membrana ocular, sendo capaz de constatar doenças de duas ordens diferentes, como as seguintes:
Oculares: glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, ausência de fluxo sanguíneo ou intoxicação por remédios;
Sistêmicas: diabetes, hipertensão, doenças reumáticas, neurológicas ou que prejudiquem o sangue.
O mapeamento de retina é considerado um exame simples e que pode ser feito até mesmo durante a consulta com o oftalmologista, e não provoca nenhuma dor ou lesão. Para isso, utiliza-se um aparelho conhecido como oftalmoscópio, que é posicionado a 15 cm de distância dos olhos e projeta um feixe de luz no fundo das duas estruturas, possibilitando a examinação.
Por fim, o método costuma ser indicado em casos de danos à visão de origem desconhecida, miopia, traumas oculares, uso de medicamentos tóxicos e muitos outros.
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando as redes sociais do Hospital Limongi!