09/jun
Lentes de contato: cuidados indispensáveis
Ao constatar que necessitam de auxílio para enxergar com plenitude, os pacientes com algum tipo de anomalia na visão se deparam com duas opções: o uso de óculos ou lente de contato.
Por conta da praticidade, muitas pessoas acabam optando pelo uso das lentes, porém são necessários alguns cuidados indispensáveis para manter a funcionalidade das mesmas. Confira:
Use os produtos corretos: Seja rígida ou gelatinosa, cada lente de contato tem uma solução de limpeza específica que deve ser respeitada. Nunca utilize água da torneira para limpá-las, pois essa água pode conter protozoários capazes de levar o paciente à cegueira.
Limpe o estojo: Assim que forem limpas, as lentes devem ser guardadas em locais igualmente limpos. Para efetuar a limpeza do estojo, você pode usar água, sabão e uma escova nova de dentes, e depois secá-lo com uma flanela limpa ou deixar secar naturalmente. Recomenda-se trocar o estojo de três em três meses.
Não durma com as lentes: Por serem extremamente confortáveis, algumas pessoas esquecem de retirar as lentes e acabam dormindo com as mesmas. O problema se dá pelo fato das pálpebras serem menos oxigenadas quando não estão piscando constantemente, gerando problemas de ressecamento a longo prazo.
A lente de contato é de uso pessoal: Além das bactérias serem compartilhadas, as lente são feitas para o uso pessoal e restrito dos pacientes, sendo uma decisão extremamente perigosa compartilhá-las pela possibilidade de danos irreparáveis.
Consulte um oftalmologista: A consulta com um oftalmologista é extremamente importante, pois só ele é capaz de diagnosticar e precisar exatamente a lente adequada a cada paciente. Além disso, ele é o único especialista apto a realizar exames apropriados e responder todas as dúvidas a respeito das lentes.