18/jul
Ler no escuro prejudica a visão?
A prática de ler no escuro é extremamente comum em todas as faixas etárias, mas é na infância que os pais tendem a alertar as crianças de quanto esse hábito pode ser prejudicial à visão no futuro. Contudo, não é bem assim que funciona.
Apesar de a leitura feita em locais com pouca iluminação ocasionar um cansaço temporário nos olhos, assim que o ambiente volta a receber a luz adequada, esse sintoma desaparece.
Estudos recentes apontaram que o número de indivíduos com problemas de visão era menor no passado do que nos dias atuais. Caso o hábito de ler com uma iluminação precária fosse um problema, a maioria da população daquela época apresentaria um quadro de cegueira permanente.
É importante ressaltar que as pessoas com o costume de ler no escuro, fazem um esforço maior para conseguir enxergar, por isso, o resultado dessa ação é dor de cabeça ou fadiga ocular. Entretanto, o aumento das lentes corretivas ou grau, não está associado a ametropias – miopia, astigmatismo e hipermetropia. Para evitar possíveis incômodos, recomenda-se então, fazer uso da fonte de luz direcional.
Se deseja saber mais sobre esse assunto, procure um especialista ou entre em contato conosco.