20/out
Mas afinal, o que é estrabismo?
O estrabismo se caracteriza, principalmente, pela diferença de foco e falta de paralelismo entre os olhos, já que enquanto um deles olha em frente, o segundo está desviado em outra direção.
Esse distúrbio é causado pelo desequilíbrio de seis músculos que controlam o movimento dos olhos, que devem estar perfeitamente “balanceados” e trabalhando em harmonia. Por conta de um mau funcionamento, no entanto, os músculos acabam por afetar o paralelismo existente entre os olhos, o que os faz apontar em diferentes direções.
Dependendo da direção para a qual os olhos apontam, o estrabismo pode ser classificado como convergente, quando o olho afetado está desviado em direção ao nariz, divergente, para o lado, ou vertical, para cima ou para baixo.
O estrabismo costuma surgir ainda na infância, mas também pode aparecer em adultos, tendo então como principal sintoma a visão dupla. Suas causam podem ser as mais diversas, e incluem a falta de reflexo, quando ainda bebê, doenças físicas não oculares, como o diabetes e doenças neurológicas, e até mesmo traumatismos cranianos.
Para um tratamento de sucesso, recomenda-se que ele seja iniciado o mais cedo possível, aumentando assim as possibilidades de cura. O paciente será submetido a diversas etapas de tratamento, como correção das causas que provocaram o distúrbio, uso de óculos, aplicação de colírios, exercícios para fortalecimentos dos músculos, e até mesmo cirurgia, em alguns casos.
É importante ressaltar que, apesar do que muitos parecem acreditar, o estrabismo não desaparece conforme a criança cresce. Por isso, visitas periódicas a um oftalmologista de sua confiança são de extrema importância.
Se desejar, entre em contato com o Instituto de Olhos Limongi ou agende uma consulta com um de nossos profissionais!