03/fev
O que é uma Lente Intra-Ocular?
O olho possui uma lente natural chamada cristalino. Normalmente, essa lente é translúcida, mas, com o envelhecimento natural do organismo, pode se tornar turva. Essa condição é conhecida como catarata. O paciente com catarata não consegue enxergar claramente, sendo necessária a intervenção cirúrgica. Durante a cirurgia, a lente natural do olho é substituída por uma lente intra-ocular.
O tipo de lente intra-ocular varia de acordo com a necessidade de cada paciente, o médico oftalmologista indicará o modelo ideal. Conheça algumas opções:
Lentes monofocais: Esse tipo de lentes corrige a visão em apenas um ponto focal, geralmente para longe. Também conhecida como lente padrão, essa lente pode tornar necessário o uso de um óculos para perto.
Lentes multifocais: funcionam como lentes bifocais, corrigindo a visão para longe e perto simultaneamente.
Lentes acomodativas: possuem um ponto focal fixo, porém, se ajustam em resposta aos músculos do olho.
Lentes tóricas: corrigem o astigmatismo, eliminando, na maioria das vezes, a necessidade do uso de óculos após a cirurgia.
A Catarata é uma doença progressiva que pode ser tratada. O paciente volta a enxergar logo após a cirurgia e o índice de recuperação satisfatória chega a 90%.
Ao apresentar qualquer sintoma, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Hospital de Olhos Limongi.