05/mar
Olho vermelho, inflamado e seco. O que pode ser?
Ao contrário do que muitos imaginam, o Transplante de Córnea, popularmente chamado de transplante de olhos, não é a troca total do aparelho ocular, mas a substituição da córnea irregular por outra em perfeito estado.
A córnea é a película transparente que recobre a íris e a pupila. Uma vez que a córnea fica encoberta, a passagem da luz e a formação das imagens na retina é impedida, podendo resultar em perda parcial ou até mesmo total da visão. Atualmente, esse tipo de transplante é muito comum e possui uma alta taxa de sucesso por conta dos avanços da medicina, ajudando o paciente a voltar a enxergar e recuperar a qualidade de vida.
Outro tipo de transplante que pode auxiliar na recuperação da visão do paciente vítima da cegueira já foi realizado por um médico brasileiro. Trata-se da implantação de um chip na retina do paciente, onde o mecanismo receberá imagens através de uma câmera instalada em seu óculos, dando ao paciente a possibilidade de ter sua visão 100% restaurada. Apesar de ser uma nova tecnologia e estar em período de testes, a capacidade de devolver de forma integral a visão é real e anima diversos pacientes pelo mundo.