28/mar
Os cuidados com os olhos no outono
Com a chegada do outono, podemos observar uma queda de temperatura em relação ao verão, com termômetros indicando um clima mais ameno. Porém, a estação também traz a baixa umidade do ar e, consequentemente, os problemas oculares decorrentes do tempo seco, uma vez que os olhos ficam mais suscetíveis a doenças e alergias.
A principal doença do outono é a síndrome do olho seco, que atinge cerca de 18 milhões de pessoas em todo o país, alterando a quantidade de lágrimas nos olhos e deixando-os mais secos e predispostos a fungos e bactérias. Nos casos mais graves, o excesso de ressecamento e infecções pode levar a perda total ou parcial da visão do paciente.
As alergias podem atingir a córnea, causando deformações na mesma, ou a conjuntiva, desencadeando conjuntivite alérgica. Para manter sua saúde ocular em dia, procure beber bastante líquido, dormir bem, alimentar-se corretamente e manter os ambientes nos quais você permanecer muito tempo arejados e umidificados.
Ao sentir coceira, olhos vermelhos, lacrimejamento ocular, sensação de areia nos olhos ou visão borrada, procure imediatamente um médico para um diagnóstico preciso e início do tratamento correto para a situação.