22/abr
Os riscos da Degeneração Macular
A Degeneração Macular é a maior causa da cegueira em pacientes com mais de 60 anos no Brasil. Estima-se que surjam mais de 100 mil casos da doença todos os anos no país.
A Degeneração Macular é uma doença degenerativa, que merece muita atenção. Ela afeta a retina do paciente, parte responsável pela nitidez da visão. Existem dois tipos de Degeneração Macular: a seca, que é a forma menos grave e mais frequente; e a úmida, conhecida como hemorrágica, que pode provocar a perda total da visão.
Fatores de Risco
Existem alguns fatores de risco que podem favorecer a degeneração macular, são eles:
Histórico Familiar;
Idade Avançada;
Tabagismo;
Exposição excessiva aos raios ultravioleta;
Obesidade;
Diabetes;
Hipertensão Arterial.
Tratamento
Felizmente, já existem tratamentos para a degeneração macular, que pode variar entre medicamentos e procedimentos cirúrgicos, dependendo do caso e estágio da doença.
Alimentos Aliados
A prevenção ainda é a melhor forma de garantir a sua saúde ocular. Além de evitar os fatores de risco, como o tabagismo e a exposição aos raios solares, você pode incluir na sua dieta alguns alimentos benéficos. Confira a lista de alimentos que previnem a Degeneração Macular:
Peixes, principalmente o salmão e a sardinha, que são ricos em Ômega 3;
Variedade de frutas
Couve, espinafre, brócolis e ervilha, vegetais que têm altos níveis de antioxidantes;
Cereais Integrais e Nozes;
Azeite de Oliva;
Mirtilos, amoras e cerejas;
Ovos.
Os sintomas mais comuns da Degeneração Macular são: dificuldade para enxergar, visão turva, redução da intensidade e brilho das cores e mudanças na visão central. Ao apresentar qualquer sintoma, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato conosco por aqui.