17/set
Os riscos de usar óculos falsos
A expressão “o barato sai caro” é uma das que mais se adequa ao uso de óculos falsos. Mesmo sendo atrativos pelo preço, as lentes falsificadas podem causar diversos problemas graves de visão futuramente, já que não seguem os cuidados exigidos por lei.
O maior perigo está nos óculos de sol falsificados, pois, ao invés de proteger os seus olhos contra os raios solares, eles fazem com que as pupilas se dilatem e, ao não proporcionar a proteção contra os raios UV, abrem caminho para uma grande absorção da radiação. Ou seja, utilizar óculos de sol falsos é pior do que estar sem óculos no sol.
Já com os óculos falsos de grau, o maior risco está na comodidade que oferecem. Comercializados em comércios informais, eles muitas vezes fazem com que as pessoas deixem de ir ao oftalmologista para receber o correto diagnóstico da alteração ocular, o que pode fazer que uma condição se desenvolva em silêncio e cause grande perigo para a saúde ocular. Além disso, ao utilizar óculos com lentes que não são as adequadas para você, há grande chance do desenvolvimento de vista cansada, desconfortos e desvio ocular.
Por isso, não deixe de consultar o seu oftalmologista, e só compre óculos em locais de confiança.